A indispensável leveza do ser


Qual é a dificuldade de viver um relacionamento? E porque é que eles fracassam?
Por que estar solteiro é melhor que casado? Porque alguns acham que estar em um relacionamento é perder liberdade?
São tantas perguntas que vagueiam a mente das pessoas, ainda mais quando se pensa a dois. No último post falei sobre fuck friends (que na minha opinião deveria ser amplamente divulgada, ampliada e aproveitada) e hoje em homenagem ao dia do solteiro, vou falar exatamente do oposto: Vivam a vida a dois.
Eu não sou o melhor para falar no assunto porque eu sou um bom vivant e sempre tive muita dificuldade de manter um relacionamento que durasse bastante tempo, e eu culpo minha teimosia e meu espírito livre por isso... Não dou e não gosto de receber satisfações, mas isso não vem ao caso hoje.
Pode ser contraditório eu falar isso, mas falo como profissional. Viver um relacionamento pode ser a coisa mais magnífica que existe!
Invejo quem tem um, mas acho que só o tempo me dirá quando estiver preparado para isso.
Um relacionamento sadio como já disse em posts anteriores, tem de ter uma base sólida sedimentada pela amizade e respeito mútuo.
E respeito é um fator que mais causa polêmica dentro de qualquer relacionamento. O que é respeitar?
Respeito e liberdade. Duas palavrinhas intimamente ligadas...A liberdade é a base da expressão humana, ela é fator determinante de quem você é e aonde você quer chegar, e respeito é saber que esta liberdade não deve infringir a liberdade alheia. Elas se contrapõem intimamente e ambas, como um relacionamento, discutem, debatem-se e dialogam sempre.
O respeito determina sua liberdade e por sua vez, sua liberdade delimita o que é respeito.
Cabe a cada um buscar saber, entender e discutir seu espaço, sua liberdade, seus desejos e sua concepção de respeito.
Alguns entendem diferente o conceito traição, o grande vilão que acaba com qualquer relacionamento. Discutam e reflitam sobre esse conceito. O que é trair?
Hoje só deixo as questões em aberto porque eu tenho que discuti-las com quem está ao meu lado, vocês queridos leitores, discutam com quem é de direito. A chave para um relacionamento duradouro passa por respostas porque as perguntas vocês já sabem!

3 comentários:

  1. Nem preciso dizer em que ponto isso tudo me interessa.
    Concordo, claro.
    E digo que meu conceito de fidelidade é justamente o ponto de convergência entre respeito e liberdade.
    Nada judaico-cristão (concepção de inferno e posse), nem romanceado (leia-se novelas da tv), onde as mocinhas se descabelam e os rapazes matam para honrar seus cornos...
    Só respeito e liberdade.

    ResponderExcluir
  2. Nada tão preciso como o comentário de nossa amiga Roberta... Que alias ainda não tive a oportunidade de conhece-la...

    Respeitar a liberdade de seu parceiro, é ter a sua liberdade respeitada... ou pelo menos o direito de te-la... se não há consenso não haverá relacionamento duradouro, a não ser que se esteja disposto a suportar a pressão... o que seria privar-se de sua propria vida... o fato é que quando há amor mutuo, não há ressentimentos em privar-se de certas coisas que o parceiro não goste ou não concorde, ou permitir que o parceiro faça algo que ele goste, apenas para ve-lo feliz... portanto, no meu ver, não há dificuldade alguma em viver um relacionamento em que se há amor e respeito mutuo, claro que as cobranças e diferenças são perfeitamente normais, mas quando há o respeito e o amor, as coisas se ajustam sem causar danos para ambos os lados...

    ResponderExcluir
  3. Um relacionamento sem respeito não sobrevive, isto é fato.

    A Roberta já disse tudo.

    Eu melhor do que ninguém sei o que é abrir mão de suas convicções em nome de um relacionamento. Só me phodi por conta disto, quando eu acordei e vi que procurar nos outros aquilo que já está em você é o mesmo que assinar um atestado de burrice, posso dizer que comecei a viver.

    As vezes abrimos mão de pequenas coisas em pró do relacionamento, isto é normal, pois numa vida a dois, existem momentos que apenas o eu não sobrevive, mas mesmo assim a tênue linha entre a sabedoria e a escravidão é facilmente confundida.

    O esquema é respeito, mútuo e contínuo!! Se você fez a besteira de deixar tomarem o seu espaço, começa a agir para recuperá-lo, provavelmente seu relacionamento irá acabar, mas: antes solteiro do que aprisionado.

    ResponderExcluir