Existe vida inteligente na beleza?


Tenho algumas reservas com o egocentrismo...algumas pessoas deixam essa dádiva subir a cabeça. Talvez seja a convenção mais aceitável, ainda mais quando se possui o padrão de beleza em altíssimo grau.
Só que porque temos de ser belos temos que ser prepotentes? Porque ignorar as pessoas a sua volta?
Ser belo em excesso deve ser um saco. Primeiro porque você acaba sendo perseguido... segundo porque as pessoas tem medo de se aproximar de você. Todo mundo sente um pingo de reserva para conversar com alguém que tem um padrão elevado, seja em qualquer característica humana.
Eu como um nerd assumido, algumas vezes fico chocado quando algumas pessoas que conversam comigo e me olham admirado e soltam “como ele é inteligente né?”como se eu fosse uma sumidade (odeio essa palavra!) no assunto em questão.Como eu vivo o oposto da moeda, porque as pessoas acham que ter conteúdo e ser inteligente é algo inatingível assim como ser belo. Sim ser belo é possível... tudo depende do contexto mas, isso fica para outro post.
Quando um padrão estético define quem você é cria uma lacuna importante. Como dizia, se o isolamento por ser belo ou o convívio com outras pessoas que possuem essa mesma filosofia de vida ( a de que ser tem de ser perfeito a todo custo) objeta tudo ao redor. Sim, deixamos de ser pessoas para sermos objeto do desejo.
Ser um objeto do desejo é sonho para muita gente mas, ela cobra caro! Ser objeto é estabelecer domínios de posse que na maioria das vezes é momentânea.
Quem não quer ter alguém invejável ao seu lado, sustentar orgulhoso um romance com a mulher/homem perfeita/o?
Ter alguém que cria inveja também cria a posse. Ela/e é só meu...E parte para uma competição acirrada porque a maioria irá disputar com você a atenção. Só que ninguém se lembra que aquela pessoa disputada tem sentimentos, é humana.
Pessoas belas não são pedaços de carne. Pessoas belas não são somente para se desfilar, elas precisam ser compreendidas, principalmente quando elas abrem mão de serem belas.
Vejamos os casos femininos de mulheres invejáveis que abandonam sua vida de beleza para serem apenas comuns. Infelizmente são cravadas por críticas porque elas não são lembradas pelo quem são e sim pelo que foram. Nunca serão lembradas pelo que fazem mas sim pelo que eram.
Eu acho injusto. Sim existe inteligência na beleza quando ela é trabalhada conjuntamente com o lado humano, senão é mais um pedaço de carne.
A momentos que desejamos ser apenas objeto, mas não para sempre.
O mesmo vale para o oposto... porque ignoramos quem está fora do padrão? Seja ele nerd, gordo, estranho, homosexual, deficiente, normal e belo.
Criamos categorias de pessoas, ignoramos o pessoas e rotulamos em que grupo estão. Fazemos piadas com isso, rimos com isso e sem perceber deixamos de perceber o lado humano. Porque essa foi nossa criação de seleção (não)natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário